Av. Nossa Sra. das Graças, 590
11- 4066-8080
vendas@zmartins.com.br

JATEAMENTO

JATEAMENTO

A Zincagem Martins oferece os processos de jateamento recapado e oleado.

Essa técnica consiste basicamente no uso de jato de óxido de alumínio, granalha de aço inoxidável , aço carbono, zinco ou micro esfera de vidro para a limpeza da superfície que recebe o material metalizado

Para que serve?

Basicamente para limpeza, pois tem a função de remover todas as impurezas na superfície do substrato evitando formação de óxidos para não prejudicar a aderência.

O jateamento também é utilizado para realizar o shot peening que é uma moderna técnica de tratamento a frio de superfícies metálicas. É uma espécie de “martelamento” obtido com jato de partículas esféricas, geralmente de vidro que melhora as qualidades metalúrgicas superficiais no sentido de aumentar as resistências às fadigas mecânica e térmica, ao superaquecimento, à corrosão entre outras.
Outras utilidades do jateamento são: acabamento, desrebarbamento, gravação ou decoração.

Basicamente podemos resumir o jateamento como um tradicional e eficiente processo de limpeza de superfícies para aderência (ancoragem) de revestimentos. Tal procedimento é de caráter indispensável, pois uma preparação prévia inadequada prejudica a durabilidade das peças e sempre resulta em perda de tempo e de materiais, causando gastos desnecessários.

Normas 

São estabelecidas normas internacionais de controle de qualidade que especificam os graus de limpeza de superfícies de aço, sendo a mais importante à norma sueca SIS-05 5900/1967 “Pictorial Surface Preparation Standards for Paiting Stell Surfaces” que estabelece padrões fotográficos dos Graus de Oxidação (intemperismo) a que as peças estão submetidas.

Estágios Iniciais de Oxidação da Peça

Inicialmente são evidenciados quatro graus:
Grau “A”: É o estado da superfície do aço logo após a laminação com carepa mas sem oxidação (ferrugem). Aplica-se jateamento abrasivo ligeiro (brush of) — Grau “Sa 1.

Grau “B: Quando a superfície começa a apresentar vestígios de oxidação. Aplica-se jateamento dito ‘’Comercial’’, que é um jateamento mais cuidadoso com o intuito de remover carepas, ferrugem e incrustações –Grau “Sa 2.”

Grau “C”: Quando a superfície da peça está começando a se deteriorar pela oxidação, mas ainda não atingiu camadas mais profundidas. Aplica-se um jateamento demorado removendo mais de 95% das contaminações visíveis- Grau “Sa 2 1/2”.

Grau “D”: A superfície já apresenta cavidades. Aplica-se jateamento para limpar a peça totalmente– Grau “Sa 3”.

Jateamento com Granalhas de Aço

As granalhas são um dos principais matérias de jateamento disponíveis no mercado em substituição areia. Vantagens do jateamento com granalhas :

• Baixo custo operacional
• Velocidade de limpeza
• Uniformidade no acabamento
• Menor desgaste
• Menor geração de pó